
A produtora cultural da Perfil, Bernadete Faria, destaca a importância do CCGC, para o ensino do Ballet Cubano. “Durante mais de uma década – ressalta ela – o Conservatório desenvolveu importante trabalho não só na formação dos bailarinos, mas sobretudo do público que acompanhou esta trajetória, nos anos 90”. Segundo ela “foi nesse período, que as versões cubanas, dos consagrados ballets de repertório criadas por Alícia Alonso, foram apresentadas ao público, em montagens com os alunos do Conservatório”.
A diretora Léa Ziggiati, sobrinha de Miguel Ziggiati, fundador do CCGC, relembra a década de 90, com muito orgulho. “Trouxemos para Campinas um professor nativo (Roberto Rosa) para ministrar aulas de ballet cubano, e acredito – diz ela – que muitos não conheciam um ballet de repertório completo. Penso que fizemos história”.
A instituição é considerada uma das mais importantes da região, no ensino técnico em várias modalidades artísticas, além da Dança: Teatro, Música e outros, reconhecidos pelo MEC – Ministério da Educação e Cultural.