quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

PAS DE CUBA VOLTA A CAMPINAS EM CLIMA DE ANIVERSÁRIO


Depois de dois anos fora de Campinas, o Pas de Cuba retorna a sua cidade de origem para celebrar o quinto aniversário deste Intercâmbio Cultural entre Brasil e Cuba, no segmento do balé clássico. Criado em 2009, pela Perfil Produções, o evento consiste em um curso intensivo para bailarinos além do ensino da metodologia cubana, para professores, ministrados por mestres do Ballet Nacional de Cuba. Ao final os alunos se apresentam em um espetáculo, que segundo a produtora cultural, Bernadete Faria “pretendemos que tenha como palco o Teatro José de Castro Mendes, além do Theatro Municipal de Paulínia”.
O evento, que tem caráter itinerante, terá lugar na Escola Karen Righetto Ballet no Taquaral (Rua Paula Bueno, 357) de 30 de junho a 28 de julho  próximos. Com mais de dez anos de atividade, a escola, possui ainda outra unidade, na Vila Teixeira, que será destinada ao alojamento dos alunos provenientes de várias localidades. Anualmente este intercâmbio recebe em média cem alunos da Região Metropolitana de Campinas, além de cidades mais distantes inclusive de outros Estados.
Quando foi criado em 2009 o público alvo era de Campinas e Região, mas a presença dos bailarinos de outros Estados e até mesmo do Exterior acabou dando a dimensão deste Intercâmbio e  colocando Campinas na agenda nacional do mundo da dança, como referência de curso de férias para bailarinos clássicos e professores de balé.

PROGRAMA DE BOLSAS
No ano passado o Pas de Cuba deu início a um programa de bolsas de estudo para Cuba visando intensificar o Intercâmbio entre os dois países. A bailarina de Valinhos, Carolin von Siegert, que acabou de voltar para o Brasil, passou seis meses em Havana se especializando nas Cátedras de Dança do Ballet Nacional de Cuba. Segundo Bernadete Faria o programa deverá prosseguir, procurando contemplar aqueles que mais se destacarem no curso.
 As inscrições para o V Pas de Cuba se encontram abertas e são feitas exclusivamente pelo site: www.pasdecuba.com.br e encerram-se em junho, com vagas limitadas.

Com informações da Perfil Produções

Nenhum comentário:

Postar um comentário