sábado, 10 de maio de 2014

CURSO DE FÉRIAS COM BALÉ CUBANO É OPÇÃO DURANTE A COPA

Festival do VI Pas de Cuba atrai bailarinos até do Exterior

            VI Pas de Cuba traz este ano uma novidade: o I Festival de Ballet de Repertório. Este Intercâmbio com o Ballet Nacional de Cuba está mais uma vez atraindo bailarinos de nove Estados brasileiros, além de São Paulo: Bahia, Belo Horizonte, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Entre os inscritos, duas nova-iorquinas da cidade de Ithaca já garantiram a participação no tradicional curso de férias de inverno, que todos os anos envia bailarinos para se aperfeiçoar em Cuba. 
Em novo formato, devido à Copa do Mundo, o
O Festival, que terá lugar no Teatro Municipal de Campinas José de Castro Mendes no dia 16 de julho às 20hs, será aberto para convidados. Os cursos terão início em 23 de junho e vão até 15 de julho, apenas três semanas, ao invés de um mês, como sempre foi.
A organização do evento pretende seguir enviando bailarinos à Ilha, com o objetivo de intensificar o Intercâmbio com o Ballet Nacional. Vale ressaltar que a bolsista do último Pas de Cuba, Maria Luiza Tavares, da Studio 415 de Piracicaba, chegou a se apresentar nos palcos de Havana, durante sua estadia na Ilha, o que é muito raro.
A cada dois anos ocorre em Havana o 24º FESTIVAL INTERNACIONAL DE BALLET e a idéia é proporcionar ao bolsista do VI Pas de Cuba, a participação neste tradicional evento, que ocorrerá de 28 de outubro a 07 de novembro de 2014 onde estarão reunidos grandes nomes da dança mundial.

O Pas de Cuba e o Festival

Criado em 2009 pela Perfil Produções Culturais, o Intercâmbio com o BNC, transformou a Região Metropolitana de Campinas em referência no mundo da dança, para quem busca um curso de férias, visando o aperfeiçoamento técnico e artístico. Além do treino intensivo com aulas diárias de segunda a sexta-feira, o Pas de Cuba monta, ao final do curso, um espetáculo de ballet com os alunos.
Este ano, no entanto, a tradicional da Gala de encerramento do Pas de Cuba dará lugar ao I Festival de Ballet de Repertório, aberto a interessados que não estejam participando do curso bem como para convidados trazidos pela organização do evento.
A idéia surgiu a pedido dos próprios bailarinos, que muitas vezes não têm disponibilidade de um mês de férias para fazer o curso, mas gostariam de se apresentar na Gala. “Afinal para um bailarino o mais importante é estar no palco” - segundo a produtora cultural do evento, Bernadete Faria. Ela explica que “faremos uma audição prévia e quem não tiver sua coreografia aprovada para o Festival, poderá dançar nos conjuntos, que farão parte do espetáculo”.
Na semana de antecede o Pas de Cuba teremos um curso intensivo para professores que desejarem aprender a Metodologia Cubana de Ballet, de 23 a 27 de junho. Para os bailarinos, o curso tem duração de duas semanas, de 29 de junho a 15 de julho.

Dentro desta proposta de novo formato veio o I Festival de Ballet de Repertório. As inscrições para os cursos do Pas de Cuba, bem como para o Festival, são apenas pela internet através do site: www.pasdecuba.com.br, onde estão os respectivos regulamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário