segunda-feira, 4 de julho de 2016

GALA PAS DE CUBA DE VOLTA AO TCA

A VIII Gala Pas de Cuba já tem data marcada. 
No próximo dia 11 de julho, às 20hs o Teatro Castro Alves recebe os solistas Rafael Gerage e Amanda Della Muta, convidados para o espetáculo do encerramento deste Intercâmbio Cultural entre Brasil e Cuba, ao lado de dezenas de bailarinos da Bahia e de outros Estados brasileiros.
O espetáculo montado por mestres da Escola Cubana de Ballet fará uma homenagem aos 30 anos das relações de amizade entre Brasil e Cuba que se restabeleceram em 1986. Uma amizade que devemos cultivar e preservar, especialmente pelo bem da cultura e da arte, principal objetivo deste Intercâmbio Cultural promovido pela Perfil Produções. 
Segundo a idealizadora do Pas de Cuba – produtora cultural Bernadete Faria – “eleger Salvador para esta celebração tem um significado especial, pois Cuba e Bahia reúnem várias características em comum: A natural musicalidade e amor  à dança do povo, o clima, culinária e até as cores das bandeiras de ambas são as mesmas” - ressaltou ela.
“Não foi por acaso que o Pas de Cuba migrou do Sudeste para o Nordeste –  diz Bernadete Faria -  mais precisamente Salvador, onde encontramos um importante projeto de implantação da Metodologia Cubana de Ballet”. Há quase 30 anos a então bailarina Rosana Abubakir, formada pela Escola Royal de Londres, se encantou com a descoberta da Escola Cubana de Ballet. “Eu enxerguei neste método – explica Rosana – o aperfeiçoamento que buscava para melhor ensinar o clássico aos meus alunos, cujo biótipo era o mesmo dos demais povos latinos e caribenhos. Ali estava o segredo: um método desenvolvido para o nosso físico, a nossa cultura, os diversos aspectos de um povo naturalmente musical e dançante.”
Contra todas as tendências da época, Rosana fez o que poucos ousam fazer: Rompeu com os padrões e deu novos ares ao ensino de ballet na Bahia. Nascia o Ballet Rosana Abubakir, hoje a maior  academia de Salvador. A seu convite a Perfil Produções Culturais firmou uma parceria, que pelo segundo ano consecutivo traz o Pas de Cuba, para o Nordeste, com o apoio do Consulado Geral de Cuba, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Associação Cultural José Matin e demais instituições governamentais relacionas à arte.
Solistas convidados

Rafael Gerage teve sua formação no método cubano, com renomados mestres como Ramona de Sàa Bello, diretora da Escola Nacional de Ballet de Cuba e Niurka Naranjo, o argentino Julio Bocca, Eduardo Bonnis e Rodrigo Batista entre outros.
Contemplado com diversas bolsas, entre elas para o Joffrey Ballet em NY, Gerage conquistou ainda prêmios pelo país de melhor bailarino e bailarino revelação em vários festivais. Em 2014 foi selecionado para integrar o a companhia do Ballet Nacional del Sodre – Uruguai, sob a direção de Julio Bocca e agora está de volta ao Brasil.
Amanda Della Muta tem apenas 17 anos e apesar da pouca idade, foi considerada bailarina revelação em vários festivais pelo país,  tendo conquistado bolsas para o Pacific Dance Arts (Canadá) e Miami City Ballet School. Em sua formação além de mestres cubanos como Ramona de Sàa e Niurka Naranjo, Dimitri Magitov e outros. Ao lado de Rafael Gerage vem percorrendo diversos palcos do país como convidados, incluindo agora a VIII Gala Pas de Cuba.
O espetáculo mais uma vez terá preços populares: 20 reais a inteira e 10 a meia entrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário