quarta-feira, 18 de julho de 2012

Pas de Cuba leva bailarina brasileira para estudar em Cuba


         Através do Intercâmbio Cultural “Pas de Cuba” A direção do Ballet Nacional de Cuba,  concedeu uma bolsa de estudos à bailarina brasileira Carolin von Siegert,  para se aperfeiçoar nas Cátedras de Danza daquela instituição. A idéia é contemplar os melhores talentos que surgem todos os anos neste já tradicional curso intensivo de inverno.
A bailarina brasileira em aula durante o IV Pas de Cuba em Valinhos
         Carolin  participou, com grande destaque,  de todas as edições do Pas de Cuba, desde 2009, quando se realizou o primeiro curso, que  ocorre anualmente no Brasil, ministrado por mestres do Ballet Nacional de Cuba. Hoje com 18 anos de idade se considera pronta para uma experiência fora do país. “Vou realizar um grande sonho” – afirma ela. 
Carolin ao centro com o irmão Maximilian,  ladeados pelos pais Rainer e Martina 
       “Estamos diante de importante conquista” diz Bernadete Faria, produtora cultural da Perfil Produções, responsável pelo Pas de Cuba. "Pela primeira vez sua diretora, Alicia Alonso, autoriza uma bolsa confiando exclusivamente no critério de avaliação de uma instituição, que não seja o BNC” – acrescenta ela .

        A bailarina contemplada é natural de São Paulo, mas reside em Valinhos. Aos 12 anos de idade iniciou seus estudos na academia de Ballet Lina Penteado, passando depois por outras escolas da Capital. Embora formada pelo método Royal, foi na técnica cubana que Carolin “se encontrou” como ela mesma conta. “Fiz o primeiro Pas de Cuba e me apaixonei pela técnica. Depois freqüentei uma escola em São Paulo, que também é cubana, mas meu maior sonho era morar e estudar ballet em Cuba”. 
       Carolin embarca para a ilha no início de agosto e ficará seis meses em Havana, tendo aulas diárias com renomados mestres. As Cátedras de Danza, do BNC destinam-se a bailarinos estrangeiros e são bastante disputadas, inclusive por brasileiros e custam em torno de 350 dólares por mês.
Carolin se apresentando na I Gala Pas de Cuba
       Os pais da bailarina, Rainer  e Martina Christian von Siegert consideram que a filha está realmente pronta para esta experiência e se dizem orgulhosos por sua conquista. O casal apoia incondicionalmente os filhos, por se dedicarem à arte. O irmão de Carolin, Maximilian Christian von Siegert,  estuda música e como ela pretende um dia se especializar com grandes mestres.

Um comentário:

  1. \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/
    UEBAAAAAAAAA
    \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/

    ResponderExcluir