quarta-feira, 3 de junho de 2015

Teatro Castro Alves será Palco da VII Gala Pas de Cuba

Solistas da Cia Colombiana de Ballet se apresentam como convidados


           
Com capacidade para mais de 1500 pessoas, o Teatro Castro Alves de Salvador recebe no dia 13 de julho, a VII Gala Pas de Cuba. Dezenas de bailarinos da capital baiana e do Interior, além de outros Estados do Norte e Nordeste, integram o elenco do espetáculo, ao lado dos primeiros bailarinos da Cia Colombiana de Ballet, convidada para este Intercâmbio Cultural entre Brasil e Cuba.
É a primeira vez que o Pas de Cuba deixa seu Estado de origem, São Paulo, e traz à Bahia além do curso de férias, sua tradicional Gala de encerramento.  Montada durante um curso intensivo de ballet, que este ano terá lugar em Salvador, de 29 de junho a 12 de julho, o evento tem outra novidade: a participação de bailarinos profissionais convidados.

A Cia Colombiana de Ballet, cujo trabalho se identifica com a metodologia cubana, completa 15 anos de atividade e vem celebrar esta data no Brasil a convite da Perfil Produções Culturais, idealizadora do Pas de Cuba. Atual coreógrafo e ensaiador da Cia, o cubano Luis Aguilar Sardiñas, foi primeiro bailarino do Ballet Nacional de Cuba e percorreu os principais palcos da Europa, América e Ásia. Nos últimos anos atuou na Espanha como professor especialista em repertório clássico, tendo assumido, no início de 2015 as atuais funções.

Os solistas convidados para a Gala são o colombiano Julian Graray e a venezuelana Alejandra Pérez Sánchez, que se apresentarão ao lado dos alunos do VII Pas de Cuba. Ambos são formados pelo Incolballet - Instituto Colombiano de Ballet, que deu origem à Cia profissional. Com prêmios em diversos festivais de dança, os bailarinos já atuaram como solistas convidados em importantes companhias, especialmente da América Latina e Caribe.

Segundo Bernadete Faria diretora da Perfil Produções, “a Escola Cubana de Ballet é hoje reconhecidamente uma Escola Latinoamericana, daí a importância de intensificarmos este intercambio entre os jovens da América  Latina, onde muitos ainda desconhecem este método”.

Intercâmbio com mestres cubanos de ballet clássico

           
O Pas de Cuba foi criado em 2009 com o objetivo de difundir a Escola Cubana de Ballet, reconhecida como uma das mais virtuosas do mundo. Anualmente dezenas de professores procuram o curso em busca do aprendizado da metodologia cubana, enquanto os bailarinos buscam aperfeiçoamento técnico e artístico.

E no próximo dia 13 de julho o público baiano terá a oportunidade de apreciar o talento dos convidados e o resultado de um trabalho intenso, desenvolvido em pouco mais de uma semana de ensaios, com as crianças e jovens, que participarão dos cursos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário