domingo, 22 de junho de 2014

PROFESSORES DE BALÉ VIERAM DE LONGE APRENDER O MÉTODO CUBANO DE ENSINO DA DANÇA

Na última sexta-feira começaram a chegar a Campinas as professoras que farão uma imersão no ensino cubano de balé. Vieram da Bahia, Recife, Goiânia, Caxias do Sul e da Capital paulista, além do interior, como o distante município de Pirajuí. 
Afinal o que tem de especial este método para mobilizar estas jovens? Elas trabalharão duro esta semana para descobrir isso.
Campinas sediará mais uma vez o Pas de Cuba – Intercâmbio Cultural com o Ballet Nacional de Cuba – que se destina a ensinar a técnica cubana de balé, tanto para bailarinos como para professores. 
Na sua sexta edição o evento, que sempre atraiu bailarinos de todo o Brasil, neste ano, registrou uma grande procura também por parte dos professores de balé. Para a Perfil Produções, responsável pelo Intercâmbio foi uma grande surpresa: “Em pleno período da Copa do Mundo com passagens aéreas mais caras não esperávamos tantos alunos de tão longe” – comentou a produtora cultural Bernadete Faria.
Para facilitar a vida desses professores, contornando os altos custos com hospedagem, a Academia de Ballet Karen Righetto, disponibilizou a Unidade I, localizada na Vila Teixeira, para servir de alojamento.
A academia é parceira e sede do Pas de Cuba pelo segundo ano consecutivo, cuja Unidade II, localizada no Alto Taquaral, abriga os cursos para os bailarinos.

Escola Cubana de Balé

Considera uma das mais completas do mundo, a Escola Cubana de Balé é o resultado de um profundo estudo das características das demais Escolas existentes, por seus fundadores os irmãos Fernando e Alberto Alonso. 
Sintetizando este trabalho podemos dizer em linhas gerais que o método cubano reúne a agilidade dos pés, da Escola italiana; a sobriedade e o trabalho dos braços da Escola inglesa, a elegância da francesa e o virtuosismo da Russa, para mencionar apenas as mais relevantes.
Na década de 60 os irmãos Alonso começaram a desenvolver o Método, que enriquecido com a dramaticidade e musicalidade inerente aos latinos, veio a ser reconhecido mundialmente como um dos mais virtuosos.
E foi exatamente a então esposa de Fernando Alonso, Bailarina Absoluta de Cuba, Alicia Alonso a mais perfeita tradução da Escola Cubana de Balé. Depois dela, gerações e gerações de grandes nomes começaram a surgir naquela distante Ilha caribenha, encantando público e crítica do mundo todo.
É exatamente esta magia e encantamento que vem atraindo cada vez mais bailarinos e professores desejosos de aprender e se aperfeiçoar na técnica.
O VI Pas de Cuba teve início no dia 21 de junho e encerramento no dia 16 de julho, com o I Festival de Ballet de Repertório, às 20hs no Teatro Municipal José de Castro Mendes. 
Em sessão única o Festival terá ingressos a 30 reais no dia do espetáculo, 20 reais antecipados até o dia 15/07 e 15 reais a meia entrada conforme a legislação vigente no município.

2 comentários:

  1. Foi muito bom o curso para professores e o alojamento tem toda estrutura necessária para nos sentirmos em casa.

    ResponderExcluir
  2. Foi um prazer te-las conosco. Muito bom conhecer pessoas interessadas em se aperfeiçoar, para melhor ensinar seus alunos, transmitindo conteúdo e técnica de alto nível. Parabéns aos professores participantes!!
    Obrigada por sua presença, querida Carla, pois não é fácil conciliar um curso fora da cidade, tendo ainda filhos pequenos.

    ResponderExcluir